
Um dos destaques da Feira Educar Educador, que ocorreu em São Paulo, foi o workshop do projeto Vivendo valores, realizado pelo Centro Educacional e Cultural Conselheiro Paulino (CEC), de Nova Friburgo, conveniado ao Grupo Expoente.
A coordenadora da Educação Infantil, Eliete Mendonça, apresentou o projeto, criado por ela há três anos, que vem dando ótimos resultados. Ela conta que o objetivo é falar para alunos do Jardim I ao 1o ano do Ensino Fundamental sobre respeito às diferenças, responsabilidade, amizade, autoestima e paciência.
O projeto gira em torno dos bonecos da "família Cequinho". Uma vez por semana, Eliete leva os bonecos às salas de aula e fala sobre a importância de aceitar as diferenças de cada um. Na sequência, um aluno da turma é sorteado e escolhe um dos bonecos da família Cequinho para levar para casa. Além do boneco, o aluno também leva um kit contendo um livro de história, escova de dentes, escova de cabelo, prato, talher e cobertor. O aluno fica uma semana com o boneco e, quando volta, participa de uma entrevista feita pelos colegas, que vão querer saber tudo o que aconteceu. "As perguntas são as mais variadas possíveis. Eles querem saber se o Cequinho escovou os dentes, se ele saiu para passear, se fez xixi na cama, e por aí vai", conta a professora.
Na sequência, o aluno entrevistado mostra as fotos que fez com o Cequinho e reconta para os colegas a história que havia no kit. Depois, faz-se o sorteio do próximo aluno a levar o boneco para casa. Segundo Eliete, o projeto deu certo porque contou com total apoio da diretora Adriane Fernandes dos Santos e atingiu positivamente a família.
Como resultado, além de trabalhar os valores e o respeito às diferenças, o projeto desenvolve no aluno a perda da timidez, tudo de uma maneira lúdica e divertida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário